Cidade MaracanaúMaracanaú é um município da Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, no Brasil. É o maior centro industrial do estado. É também a terra adotiva do escritor Rodolfo Teófilo e conhecida como a maior cidade-dormitório do Ceará.

Possui o segundo maior PIB do estado, atrás apenas de Fortaleza, e o terceiro maior produto interno bruto per capita do Ceará, estando atrás apenas do município de Eusébio e de São Gonçalo do Amarante.

O topônimo “Maracanaú” vem da língua tupi, significando “lagoa onde bebem as maracanãs”, através da junção dos termos maraka’nã (maracanã)e ‘y (rio) . Sua denominação original era Vila do Santo Antônio do Pitaguary. A partir de 1890, adotou seu atual nome.

História

Casa Rodolfo Teófilo

O atual território do município, na época da chegada dos primeiros europeus, era habitado pelos índios pitaguaris, Jaçanaú, Mucunã e Cágado. Dos aldeamentos destas etnias, surgiu o povoamento da Lagoa de Maracanaú e, depois, o das lagoas de Jaçanaú e Pajuçara.

No ano de 1649, estes índios receberam a visita dos holandeses, que cartografaram as roças de mandioca e milho, bem como os caminhos indígenas, durante a expedição em busca das minas de prata na Serra de Maranguape e Taquara. As ditas roças de mandioca e milho foram expandidas durante o tempo em que Mathias Beck administrou o Ceará a partir de sua base militar e administrativa: o Forte Schoonenborch.

Maracanaú figurou como parte de Maranguape até que este, em 1875, viu-se diante de uma grande transformação, com a inauguração da Estrada de Ferro de Baturité e a estação de trem. No século XX, cresceu o povoamento em torno de quatro instituições: o trem metropolitano – ramal Maranguape/Fortaleza, o Sanatório de Maracanaú (hoje Hospital Municipal), a Colônia Antônio Justa e o Instituto Carneiro de Mendonça – Centro de Reabilitação de Menores.

Nos anos 1970, Maracanaú sofreu uma grande transformação quando foi escolhido para sediar o Distrito Industrial de Fortaleza.

Em 1983, Maracanaú emancipou-se definitivamente de Maranguape, através da ação política do Movimento Pela Emancipação de Maracanaú, um agrupamentos de políticos com interesses diretamente ligados a Maracanaú.Estação Ferroviária Maracanaú

Os vereadores da Câmara Municipal de Maranguape deram um forte apoio à luta pela emancipação do município.

Após a conquista da condição de município, o primeiro prefeito eleito foi Almir Freitas Dutra. Ele, no entanto, veio a ser assassinado em 27 de fevereiro de 1987. A prefeitura passou, então, a ser administrada pelo vice-prefeito José Raimundo.

Cultura

Os pricipais eventos culturais são:

• Festa do Padroeiro: São José (19 de março)
• São Sebastião (20 de janeiro)
• Festival da Poesia (março)
• São João de Maracanaú (junho)
Festa São João de Maracanaú

• Santo Antônio (13 de junho)
• Festival de Quadrilhas (junho)
• Dia do Município (6 de março)
• Semana da Música (novembro)
• Aniversário de fundação do bairro Conjunto Timbó (26 de Setembro)

 

Fotos de Maracanaú

Vídeo da cidade de Maracanaú

Mapa da cidade de Maracanaú